Ligue Connosco
Custo de chamada
para a rede fixa nacional

Blog

PLATAFORMA "MEGA" DISPONIBILIZA VOUCHERS PARA MANUAIS ESCOLARES GRATUITOS

No ano letivo de 2021-2022, todos os alunos do ensino obrigatório (do 1.º ano ao 12.º ano) de escolas públicas e privadas com contratos de associação vão voltar receber manuais escolares gratuitos.

A plataforma "MEGA" já começou a disponibilizar vouchers para aquisição de manuais escolares gratuitos. Esta iniciativa destina-se aos alunos dos anos de continuidade – 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º 11.º e 12.º anos. Para os restantes anos de escolaridade – 1.º, 5.º, 7.º e 10.º - os vouchers vão começar a ser disponibilizados a partir do dia 13 de agosto. 

Para beneficiarem de manuais escolares gratuitos, os encarregados de educação devem registar-se na plataforma MEGA ou descarregar a aplicação "Edu Rede Escolar" (disponível para iOS e Android). Através desta plataforma, têm acesso aos dados escolares dos educandos, aos respetivos vouchers para os manuais escolares, assim como à lista das livrarias onde pode ser feito o levantamento. O início do ano letivo de 2020/2021 está previsto para 14 a 17 de setembro, sendo as primeiras cinco semanas dedicadas à recuperação de aprendizagens, devido à crise pandémica dos últimos meses.

No dia da abertura da plataforma, cerca de um milhão de vouchers foram disponibilizados, permitindo o seu levantamento nas livrarias aderentes.

 

Quando é que são atribuídos os vouchers?

As datas de atribuição dos vouchers para levantamento dos manuais escolares gratuitos do ano letivo 2021-2022 são as seguintes:

A partir do dia 16 de agosto

Alunos dos 2.º, 3.º, 4.º, 6.º ano, 8.º, 9.º anos, 11.º e 12.º anos.

A partir do dia 23 de agosto

Alunos dos 1.º, 5.º, 7.º e 10.º anos.

Quando os vouchers estiverem disponíveis na plataforma, ou na app, o encarregado de educação é notificado por e-mail. Em alternativa, o encarregado de educação pode verificar, na própria plataforma, na sua área pessoal, se os vouchers já foram emitidos. Basta clicar em Escolas com vouchers e selecionar o agrupamento e a escola do aluno. Se não aparecer a escola, significa que os vouchers ainda não forem emitidos.

 

Quando devem ser devolvidos?

Os manuais escolares distribuídos gratuitamente devem ser devolvidos no final do ano letivo ou no final do ciclo de estudos, quando se trate de disciplinas sujeitas a exame. Neste último caso, os manuais têm de ser entregues três dias após a realização do respetivo exame.

Em caso de retenção (chumbo), o aluno pode conservar na sua posse os manuais relativos ao ciclo ou às disciplinas em causa até à sua conclusão.

27.07.2021_Administrador | Geral
DESIGN | T1 DesignLabDESENVOLVIMENTO | 3GNTW