Ligue Connosco
Custo de chamada
para a rede fixa nacional

Blog

Teletrabalho - Dicas para se sentir mais produtivo(a)

Na atual situação, de pandemia, com toda a família a partilhar o mesmo espaço, facilmente pode descarrilar e tornar-se um pesadelo. Mas, bem executado, todos podem retirar muitas vantagens do teletrabalho: funcionários, empregadores, família e até animais.

Com mais uma semana a começar deixamos-lhe algumas dicas para a sua nova rotina de trabalho em casa, que poderá, ainda, durar mais do que pensa.

 

- Criar o espaço de trabalho

Para aumentar a produtividade em teletrabalho, crie o seu próprio escritório. Escolha uma divisão (se tiver uma boa exposição solar, melhor) e monte o escritório ao seu gosto com as coisas essenciais para o seu dia de trabalho.Uma zona dedicada, arrumada e organizada, vai ajudar na concentração.

 

- Definir Objetivos

Objetivos diários vai ajudar a que se foque no seu trabalho. Procure que esses objetivos sejam realistas e não se coíba de os anotar num documento digital ou físico.

 

-Vestir-se para trabalhar

Mantenha as rotinas, crie um horário e prepare-se como se fosse para a empresa: tome banho, tome o pequeno almoço e vista-se como se fosse para o local de trabalho.

 

- Defina um horário de trabalho e faça pausas

Uma das vantagens do teletrabalho é a flexibilidade de horário dos trabalhadores. No entanto, lembre-se que todos os trabalhos têm um prazo de entrega e que este deve ser cumprido.
Não se esqueça de fazer pausas para descansar e recuperar energia e concentração. Quem trabalha num escritório tem motivações específicas, como o apelo de um colega, para fazer pausas, beber café ou comer alguma coisa. Quando está em regime de teletrabalho pode fazer o mesmo, aproveitando para ir apanhar um pouco ar à varanda ou ao jardim.

 

- Manter o contacto com os Colegas de Trabalho

Procure falar com eles e troquem ideias sobre os projetos que estão a desenvolver, seja por mensagem ou por videochamada.

Deve pensar no trabalho remoto não como um desafio a ultrapassar, mas como uma vantagem a conquistar: não limitar o trabalho a um espaço físico democratiza oportunidades e abre um novo mundo de possibilidades.

 

O teletrabalho, uma novidade para muitos, está definido por lei, que garante também direitos e deveres ao trabalhador. No actual contexto, ficam algumas notas:
- Quem está em teletrabalho não tem direito a subsídio por assistência à família, não são cumuláveis;
- Tem direito a tempos de descanso e repouso. Segundo a Deco, "a entidade patronal não pode esperar que esteja disponível 24 horas por dia, 7 dias na semana".
- O empregador pode controlar a atividade e os instrumentos de trabalho do empregado, por exemplo, com uma visita à residência, entre as 9h00 e as 19h00.
- Se o contrato de trabalho não avançar outra indicação, os instrumentos de trabalho pertencem ao empregador, que deve assegurar a instalação, manutenção e despesas. O funcionário só pode usá-los para trabalhar, a menos que a empresa autorize o contrário.

 

26.04.2020_Administrador | Geral
DESIGN | T1 DesignLabDESENVOLVIMENTO | 3GNTW