Ligue Connosco
Custo de chamada
para a rede fixa nacional

Blog

Inventários 2014

 

Os sujeitos passivos de IRS (Empresários em nome individual) e IRC, com faturação superior a 100.000 € no ano 2014, têm que comunicar o inventário, até 31 de Janeiro de 2015, com referência a 31 de Dezembro de 2014.

Já estão disponíveis, desde 24-11-2014, no portal da Autoridade Tributária, as instruções sobre a Comunicação do Inventário de Existências à AT em http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/apoio_contribuinte/index_novo.htm#inventario

 

Os sujeitos passivos têm duas opções de formato de ficheiro para comunicação dos inventários:

 

1. Ficheiro elaborado pela empresa, em formato de texto

A comunicação do ficheiro de Inventário de Existências foi desenhada de modo a permitir às empresas sem recursos informáticos cumprir esta obrigação utilizando apenas um ficheiro de texto, conforme descrito a seguir neste documento. Uma vez construído manualmente esse ficheiro, bastará submetê-lo no portal e-fatura (upload). A AT disponibiliza um ficheiro modelo (csv) que pode ser usado diretamente numa folha de cálculo para a elaboração do Inventário.

As entidades que não tenham recursos informáticos disponíveis e optarem pelo envio de um ficheiro de texto, poderão construir esse ficheiro manualmente de acordo com o exemplo que a AT disponibiliza em http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/5AE5AA55-643B-48A9-ADE3-58CB775A58A9/0/Inventario.csv

 

Veja por favor um exemplo do ficheiro a enviar:

A equipa da Transcrita está disponível para o ajudar a construir o ficheiro…

Contacte-nos!!

 

2. Ficheiro retirado do Programa de Stocks

As entidades com existências significativas e todas as que disponham de recursos informáticos (programa de stocks) terão vantagem na submissão de um ficheiro xml: será mais rápida a submissão de ficheiro, e maior a garantia de sucesso dessa operação.
Este ficheiro xml, que deverá estar de acordo com a estrutura indicada pela AT, será submetido no portal e-fatura.

Neste caso, devem contactar o vosso fornecedor de software, para obterem uma actualizaçõa que permita a obtenção do ficheiro xml.

 

inventário 2014
DESIGN | T1 DesignLabDESENVOLVIMENTO | 3GNTW