Ligue Connosco
Custo de chamada
para a rede fixa nacional

Blog

Doar IRS: Forma Segura e Eficaz de Ajudar

Os Contribuintes podem ajudar diretamente as instituições na declaração de rendimentos.

É possível deduzir 25% dos valores em dinheiro doados a instituições sociais, num limite de 15% da coleta para entidades não estatais. Quanto a deduzir donativos do IRS feitos ao Estado, não existe valor máximo.

As Entidades que recebem o donativo devem emitir um comprovativo do mesmo e enviar uma declaração referente aos donativos recebidos no ano anterior à administração fiscal.

O Contribuinte deverá guardar, sempre, uma prova de como fez estes mesmos donativos.

Como fazer 

Para deduzir os donativos na declaração de iRS, deverá fazê-lo através do quadro 6B do anexo H, tendo de utilizar o respetivo código indicado nas instruções de preenchimento desse anexo.

Existe também a consignação de IRS que se baseia em doar 0,5% do dinheiro que o Estado receberia a uma Entidade escolhida por si, sem qualquer custo adicional para o Contribuinte.

Pode consultar a lista das Entidades através do Portal das Finanças.

Para escolher a instituição à qual vai doar, deverá fazê-lo através do quadro 11 do Modelo 3, tendo de identificar a instituição a beneficiar através do NIF e de colocar um "X" no quadro que diz IRS e no tipo de instituição.

Além disto ainda pode deduzir 15% do IVA suportado com determinadas despesas. Contudo, esta dedução implica despesas para o Contribuinte, pois a parcela doada faz parte do que viria a receber.

 

09.04.2019_Administrador | IRS
DESIGN | T1 DesignLabDESENVOLVIMENTO | 3GNTW